Blog
A Segunda Carreira pode ser ainda melhor
- 3 de outubro de 2018
- Posted by: Cláudio Vicente
- Category: carreira negócios planejamento

Conheço muitas pessoas que trilharam e continuam trilhando o que chamo de caminho do fracasso: não investiram tempo em se conhecer; não se conhecendo, não sabem o que lhes traria felicidade; não têm clareza em relação aos seus objetivos e, portanto, não tomam decisões conscientes; lamentam e reclamam, do trabalho, da vida que levam e das pessoas com as quais convivem. Outras pessoas seguiram o caminho do sucesso, que começa a ser trilhado quando investimos tempo e energia para compreender o que nos traz felicidade e realização. Mas apenas o autoconhecimento não basta, porque a inspiração é somente uma parte do que você precisa pra chegar lá. O segredo está em tomar decisões e ser fiel ao seu propósito de construir uma vida mais significativa.
Conheço também muitas pessoas que há anos já sabem que não gostam da profissão que escolheram, da empresa onde trabalham ou da atividade que realizam. Mas por medo de mudar ou por não conseguirem visualizar uma transição acabam se permitindo fazer contas de quanto tempo ainda falta para a aposentadoria. Eu gostaria de te encorajar a mudar essa realidade, ou, se você está no início da carreira, a ir em busca de algo que irá te fazer feliz.
A filosofia do Ikigai
O ikigai é um conceito que vem de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão com uma população de moradores centenários bem acima da expectativa de vida média do Japão, que já é bastante elevada comparada a outros países. Acredita-se que o Ikigai é o segredo japonês para uma vida longa, feliz e saudável. O significado da palavra remete a “razão de viver” ou, utilizando um conceito muito explorado no meio empresarial nos últimos anos, o Ikigai é o “propósito”.
De acordo com os japoneses, todos têm um Ikigai, e descobrir qual é o seu requer uma profunda busca de si mesmo. Essa busca é extremamente importante porque somente a partir dela é possível trazer satisfação e significado para sua vida. Do ponto de vista profissional, o Ikigai é a intersecção de 4 perspectivas: aquilo que você gostar de fazer, aquilo que você tem talento para fazer, aquilo que o mundo te paga para fazer, e aquilo que o mundo precisa. O trabalho que nos leva ao equilíbrio e, por consequência, a uma vida feliz deve atender a estes critérios. Você pode descobrir o seu Ikigai utilizando um método estruturado de autoconhecimento em conjunto com observações do mercado e das tendências do mundo do trabalho.
A teoria dos Setênios
Talvez você esteja no auge da sua energia, na faixa dos 30 anos, e tomado por uma angústia ao ver o tempo passar sem se encontrar. Ou talvez você esteja no auge da sua maturidade e lucidez, aos 45 anos, e desanimado por achar que já é tarde para fazer alguma coisa. Não é. Na verdade, a sociedade criou um padrão inadequado no que diz respeito à carreira profissional: precisamos escolher uma profissão aos 15 anos, passar no vestibular aos 17, se formar até os 22 e ficar rico até os 30 anos. Essa lógica só irá funcionar para uma parcela muito pequena das pessoas, eu diria, menos de 5%.
A teoria dos Setênios, da Antroposofia, nos explica que vivemos períodos de 7 anos que marcam fases do nosso amadurecimento físico, emocional e espiritual. A verdade é que até os 21 anos (final do 3º setênio) estamos em um período de amadurecimento físico e de formação da nossa personalidade, de modo que escolher uma profissão dentro dessa etapa é precoce para a maioria das pessoas. O ideal é que dos 21 aos 28 anos (4º setênio) experimentássemos vários trabalhos para então escolher algo que seria aprimorado no setênio seguinte, dos 28 aos 35 anos, quando então teremos certeza do que iremos fazer pro resto da vida. A boa notícia é que esse período é justamente o momento ideal para fazer a transição para uma segunda carreira.
A ideia da Segunda Carreira
Quando eu era criança, lembro dos meus pais, com idade entre 35 anos e 40 anos, se chamando carinhosamente de “meu velho” e “minha velha”. Dia desses tive acesso ao recorte de um jornal de 1964 que relatava um acidente em que um carro desgovernado bateu e destruiu a casinha de uma “velhinha de 42 anos”. Era a realidade daquela época, em que as pessoas envelheciam muito cedo por conta de uma vida sofrida. Hoje, aos 45 anos, faço ultramaratonas e trabalho com uma energia que nunca tive anteriormente, e nem penso em aposentadoria, mesmo já tendo 30 anos de contribuição à seguridade social, ou seja, em teoria estou a apenas 5 anos de me aposentar.
Há 15 anos atrás eu era um técnico na área de metrologia, uma atividade extremamente especializada. Originalmente formado em mecânica, cursei administração e passei a atuar na gestão de um laboratório de metrologia, e no ano de 2003 fui escolhido pela Sociedade Brasileira de Metrologia para integrar um grupo dos 100 maiores especialistas brasileiros da área, sendo eu o maior expert brasileiro em gestão de laboratórios. Tinha um bom salário, era valorizado e reconhecido, mas não era feliz. Eu não via sentido no que eu fazia, embora adorasse a empresa e as pessoas com as quais trabalhava. Hoje meu trabalho não utiliza nem sequer 1% de todo o conhecimento técnico que eu tinha naquela época. Decidi fazer uma transição dos 30 aos 33 anos, justamente no auge do 5º setênio. Hoje sou professor e palestrante, e sinto um prazer indescritível no trabalho que realizo. Encontrei meu Ikigai.
Que tal começar a sua transformação?
Estamos no início de outubro, e daqui a 3 meses se encerra mais um ano. O que você já conseguiu realizar nesse ano? O que você irá adiar novamente para o próximo ano? O que você está fazendo para caminhar na direção de uma vida mais feliz e significativa? Na condução de processos de coaching, programas de desenvolvimento e workshops de planejamento de vida e carreira pude contribuir para que inúmeras pessoas promovessem transformações inacreditáveis em suas vidas. Gostaria de ajudar você também. No dia 08 de dezembro estaremos realizando em Florianópolis a 4ª. edição do nosso Workshop de Planejamento Pessoal. Será um dia inteiro de atividades para você se conhecer melhor, descobrir o que deseja para sua vida e traçar planos para chegar lá. Conte comigo.
Por Cláudio Vicente (Sócio e Palestrante do Instituto Foco)
Informações: eventos@institutofoco.com.br / 48 99117-1319 (WhatsApp)